Usuários do PA do São João sofrem com falta de medicamentos

Apesar de já ter homologado licitações para a aquisição de medicamentos, a falta deles em unidades de urgência e emergência de Araçatuba ainda prejudica a população. Na última quarta-feira (12), o Política e Mais recebeu imagens de depósito do Pronto Atendimento do bairro São João, mostrando a falta de alguns tipos de remédio.

Na ocasião, faltava, para prescrição imediata aos pacientes, dramin para aplicação endovenosa; buscopan, disprospan e ampolas individuais de água destilada para dissolução de medicamentos aplicados nas veias de pacientes.

A falta de ampolas de água destilada, recentemente, também atingiu o Pronto-Socorro Municipal, no bairro Santana, há poucas semanas. Na ocasião, o Política e Mais publicou fotos de uma gambiarra improvisada onde os profissionais eram obrigados a fazer a aspiração do produto de um litro pendurado em um suporte, para dissolver os remédios aplicados em pacientes que procuraram aquela unidade.

Profissionais ouvidos pela reportagem afirmaram que o improviso colocava em risco a saúde dos pacientes, uma vez que aspiração contínua de água de um mesmo frasco poderia causar a contaminação. Vereadores que integram na Câmara a Comissão Permanente de Saúde chegaram a ir até o local após a denúncia e afirmaram não ter visto nada de anormal. Ainda assim, apresentaram requerimento pedindo informações da Prefeitura.

SEM SEGURANÇA

No caso do Pronto Atendimento do São João, profissionais que lá trabalham, além de informar o Política e Mais sobre a falta de remédios, afiram que desde a semana passada o local também não tem seguranças, normalmente contratados pela empresa terceirizada que cuida da unidade. No caso, a Irmandade Santa Casa de Andradina.

O site recebeu uma foto de uma porta de acesso ao interior da unidade sem fechadura, com amarração improvisada por esparadrapo. As pessoas que trabalham no local temem pela falta de segurança, uma vez alguns pacientes se irritam pela falta de medicamentos e acabam se exaltando com os funcionários da unidade.

Compartilhe

Política e Mais

Informações sobre os bastidores da política em Araçatuba e Região e assuntos relevantes aos internautas, como economia, negócios, cultura, esportes, polícia e lazer.