Prefeitura planeja criação de ‘azuizinhos’ para cuidar do trânsito

A Prefeitura de Araçatuba deve desvincular os guardas municipais do município de atividades relacionadas ao trânsito na cidade. Em entrevista à rádio Cultura FM, nesta segunda-feira (10), o prefeito Dilador Borges (PSDB) disse que pretende criar na cidade os “azuizinhos”, numa alusão aos famosos “marronzinhos” que controlam o trânsito em São Paulo.

Para isso, a administração municipal deve abrir concurso público. No entanto, não há ainda previsão de quando a alteração irá ocorrer. Para criar no município a função de “agente de trânsito”, a Prefeitura terá de mexer em sua estrutura administrativa por meio de reforma que terá de ser aprovada pela Câmara.

Atualmente, guardas municipais são designados para atuar na fiscalização do trânsito no município. Apesar de ter antecipado a notícia, o chefe do Executivo não acrescentou nada além. Não falou nem mesmo quantos agentes o município deve ter.

Com designação específica para controlar o trânsito, com treinamento e formação específica conforme as regras válidas no País, os “azuizinhos” de Dilador podem ajudar no escoamento do tráfego na cidade. Da mesma forma, isso também pode gerar um número maior de multas a condutores que vierem a infringir as leis, uma vez que há chances de ter mais servidores designados para essa atividade em comparação com o que existe hoje.

Compartilhe

Política e Mais

Informações sobre os bastidores da política em Araçatuba e Região e assuntos relevantes aos internautas, como economia, negócios, cultura, esportes, polícia e lazer.