Alunos do primeiro curso de medicina de Araçatuba recebem jaleco de centro universitário e fazem juramento de Hipócrates

O Unisalesinao de Araçatuba promoveu na manhã desta sexta-feira (09), a solenidade de entrega dos jalecos aos novos alunos do curso de medicina. A cerimônia foi realizada no auditório Papa Francisco e contou com a presença dos 65 acadêmicos, seus familiares, autoridades e membros da reitoria da instituição. Os estudantes também fizeram o juramento de Hipócrates.

O Reitor do centro universitário, padre Luigi Favero, disse que o evento teve como protagonistas os alunos, mas também o médico Evandro Guimarães de Sousa, que participou da comissão responsável pela elaboração do relatório para autorização do curso de medicina na instituição.

“Quando o doutor Evandro esteve aqui, um mês antes da autorização do MEC, falou que tinha uma cerimônia especial de entrega do jaleco. Então, criamos a nossa solenidade, onde será lido o texto de saudação do jaleco escrito por ele”, disse o reitor.

Luigi lembrou que o papa Francisco recebeu no Vaticano, recentemente, um grupo de médicos e, durante a conversa com eles, citou as quatro principais tarefas desse profissional: promover a saúde, prevenir doenças, restabelecer a saúde e aliviar o sofrimento. “Então, vocês devem ser peritos em humanidade. Além de ser técnico, o médico tem que entender a pessoa humana”, completou.

O coordenador do curso de Medicina, doutor Antônio Henrique Poletto, explicou que a cerimônia de entrega do jaleco começou a ser feita há poucos anos em algumas universidades do Brasil. “O jaleco é um símbolo emblemático que hoje pode ser considerado um marco do início da carreira de médico”, destacou, ao dar conselhos a seus alunos. “Para uma boa formação de medicina é necessário trabalho, comprometimento e muita doação. O bom médico necessita aprender sempre e a base de tudo é a humildade.”

JURAMENTO

Em seguida, o delegado do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) em Araçatuba, Marco Túlio França, fez o Juramento de Hipócrates junto com a nova turma e citou ainda sobre a ética médica. “Reciprocidade é o principal: atender como gostaria de ser atendido”, lembrou.

o médico Evandro agradeceu pelo texto lido em público. “Fiquei emocionado. Tive a honra de participar da comissão do MEC. Quando cheguei vi uma estrutura fantástica, com laboratórios, hospital, unidades de saúde. Mas o que mais me chamou a atenção foram os professores”, disse.

O novo provedor da Santa Casa, Carlos Joaquim Rodrigues, agradeceu a parceria com o Unisalesiano, informando que o hospital está à disposição.

Informações e imagem da assessoria de imprensa do Unisalesiano.

Compartilhe